PANORAMA DA ASSISTÊNCIA AO CÂNCER DE MAMA EM MINAS GERAIS
demandas para a incorporação do aconselhamento genético e metodologias de análise genômica no Sistema Único de Saúde (SUS)
DOI:
https://doi.org/10.61229/mpj.v1i2.18Palavras-chave:
Neoplasias da Mama, Sistema Único de Saúde, mutações hereditáriasResumo
O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer feminino. Embora a maioria dos casos sejam esporádicos e não hereditários, a identificação de indivíduos suscetíveis é de grande valia no contexto atual. A incorporação do aconselhamento e realização de teste genético é uma demanda importantíssima, desempenhando um papel essencial na pesquisa e prevenção do câncer de mama hereditário, permitindo a identificação de variantes patogênicas, avaliação de risco e tomada de decisões personalizadas para pacientes e seus familiares, de acordo com o diagnóstico. A identificação de pacientes portadores de mutações que caracterizam síndromes hereditárias de predisposição ao câncer, permite não só o planejamento preventivo, como também terapêutico, visto que hoje existem terapias específicas para pacientes com determinadas mutações.
Downloads
Referências
Instituto Nacional do Câncer (INCA). Home Page. Rio de Janeiro (RJ): INCA; 2023. Disponível em:https://www.gov.br/inca/pt-br
Brasil.lei no 9.797, de 6 de maio de 1999.Disponível em : https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9797.htm#:~:text=1o%20As%20mulheres%20que,direito%20a%20cirurgia%20pl%C3%A1stica%20reconstrutiva.&text=de%202023)%20Vig%C3%AAncia-,Art.,de%20cento%20e%20oitenta%20dias.
Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).Conheça a Conitec. Brasília (DF): Ministério da Saúde;2023. Disponível em : https://www.gov.br/conitec/pt-br/assuntos/a-comissao/conheca-a-conitec
Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).Lei nº 23.449, de 24/10/2019. Belo Horizonte: ALMG; 2019.Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/LEI/23449/2019/.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mário Penna Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Mário Penna Journal, editada pelo Instituto Mário Penna, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Mário Penna e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Mário Penna Journal é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional